Para os cidadãos que realizam a sua declaração do Imposto de Renda, todos eles não desejam conhecer a malha fina. Porém, caso o cidadão seja inserido na lista, o que deve ser feito? Veja abaixo o que leva o cidadão à revisão e o que fazer quando, e se, isto acontecer.

Quando o cidadão cai na malha fina, aconteceu devido à um problema na declaração do Imposto de Renda. Ou seja, o contribuinte errou ou deixou de informar alguma informação valiosa ao órgão responsável pela análise, que é a Receita Federal. Este ano, 1,3 milhões de pessoas conheceram a malha fina.

Foi constatado que uma grande quantidade destes cidadãos foram colocados devidos à erros nos valores apresentados. Na declaração do Imposto de Renda, o contribuinte precisa passar todos os gastos e recebimentos ao longo do ano levantando. Inclusive, é recomendado que a pessoa guarde as notas fiscais.

Desta forma, não terá o problema que milhares de pessoas tiverem em 2023. Muitas delas erraram ao buscar deduzir o valor gasto em um serviço. Com isto, como há o cruzamento de informações, estes cidadãos foram convidados para prestar suas contas novamente. Desta vez, com mais cautela e preparação.

58,1% das deduções foram sobre gastos médicos. Ou seja, exames, tratamentos e consultas que não tiveram a comprovação de um valor através de uma nota fiscal. Com isto, o titular precisou dedudir o quanto foi gasto, o que pode causou problemas. Veja abaixo mais motivos que podem levar o cidadão à malha fina.

Malha fina pode ser evitada seguindo estes passos

Para evitar cair na malha fina, é fundamental que o cidadão mantenha os seus gastos anotados e comprovados através das notas fiscais destes serviços. Além disto, é preciso lembrar de armazenar não somente os gastos do titular, como também dos dependentes, como filhos, enteados, esposa e marido.

Fonte: FDR



(11) 4552-1679 (11) 4163-5329 | (11) 4163-5666



Av. Anápolis, 100, 8° Andar – Sala 810, Bethaville I, Barueri – SP



De segunda à sexta das 08:00 às 18:00

Cookies lei LGPD (lei 13.709, de 2018)

Utilizamos cookies para garantir que lhe proporcionamos a melhor experiência no nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está Concordando com ele. Política de Privacidade

Entre  em Contato

A sua opinião é muito importante para nós. Caso necessite de nossos serviços, por favor, não hesite em entrar em contato conosco!